segunda-feira, 2 de maio de 2011

Osama bin Laden Morto: "a justiça seja feita ', diz presidente

Osama bin Laden , caçados como o cérebro por trás do pior ataque terrorista em solo dos EUA, foi morto, o presidente Barack Obama anunciou esta noite.
O presidente chamou o assassinato de Bin Laden a "conquista mais significativa até agora" no esforço para derrotar a Al Qaeda.
"Foi feita justiça", disse Obama.
Bin Laden foi localizado em um complexo em Abbottabad, Paquistão, que foi monitorado e quando o tempo estava determinado a ser direito, disse o presidente, ele autorizou uma "operação-alvo".
"Um pequeno grupo de norte-americanos realizaram a operação", disse Obama. "Depois de um tiroteio, mataram Osama bin Laden e tomou a custódia de seu corpo."
teste de DNA confirmou que era Bin Laden, fontes disseram à ABC News.
Obama disse hoje que foi informado em agosto passado em uma possível, mas "longe de ser certo" levar a Bin Laden, mas levou muitos meses para a comunidade de inteligência para "executar esta discussão para a terra."
"Eu me encontrei várias vezes com minha equipe de Segurança Nacional como desenvolvemos mais informações sobre a possibilidade de que tínhamos localizado esconderijo de Bin Laden em um composto de profundidade dentro do Paquistão", disse o presidente.
"Finalmente, na semana passada determinou que tínhamos inteligência suficiente para tomar medidas e autorizou uma operação para obter Osama Bin Laden e trazê-lo à justiça", disse ele.
Fontes disseram que o ataque foi realizado por forças Mista Especial do Comando de Operações trabalhando com a CIA.
Bin Laden Raid Composto: First Look Inside Watch Video
Bin Laden está morto: Top Secret Operação Watch Video
Osama Bin Laden morto perto de Islamabad Watch Video
O vice-presidente Biden informou líderes republicanos do Congresso nesta tarde sobre a operação, que tinha sido mantida em segredo até pouco antes do presidente hoje à noite o anúncio.
O ex-presidente George W. Bush disse em uma declaração hoje que Obama chamou para informá-lo da notícia da morte de Bin Laden.
Bush chamou a operação de um "feito importante" que "marca uma vitória para a América, para pessoas que buscam a paz em todo o mundo, e para todos aqueles que perderam entes queridos no 11 de setembro, 2001.
"Dei os parabéns a ele e aos homens e mulheres das nossas comunidades militares e de inteligência, que dedicou sua vida a esta missão. Eles têm a nossa gratidão eterna", o ex-presidente disse em um comunicado. "A luta contra o terrorismo continua, mas esta noite America enviou uma mensagem inconfundível: não importa quanto tempo leva, a justiça será feita."
Fora da Casa Branca, uma multidão de cerca de 200 pessoas se reuniu com bandeiras americanas. Eles estão cantando o Star Spangled Banner e cantando "EUA EUA"
Esta evolução importante na guerra contra o terror vem apenas dias depois que Obama anunciou mudanças significativas em sua equipe de segurança nacional.
Na semana passada, o presidente anunciou que o diretor da CIA, Leon Panetta, irá substituir o Secretário de Defesa, Robert Gates, quando ele se aposenta este verão. O general David Petraeus, militar de mais alto nível do país, vai se tornar o chefe da CIA.
Além de supervisionar as guerras no Iraque e no Afeganistão, Petraeus, um general de quatro estrelas, é o chefe do Comando Central dos EUA, onde seu portfólio inclui alguns dos pontos mais críticos do mundo, incluindo o Iémen e do Paquistão.
a morte de Bin Laden põe fim a uma vida tumultuada, que o fez ir de ser o filho despreocupado de um bilionário saudita, o líder terrorista eo homem mais procurado do mundo.
Bin Laden criou e financiou a rede terrorista Al Qaeda, que foi responsável pelos ataques de 11 de setembro de 2001, nos Estados Unidos. O exílio da Arábia tinha sido um homem em fuga desde a invasão americana do Afeganistão, derrubou o regime Talibã, que abrigava Bin Laden.
Em um vídeo filmado dois meses após o 11 de setembro, Bin Laden tripudiou sobre o ataque, dizendo que ela tinha ultrapassado até mesmo sua "otimista" cálculos.

Fonte: ABC News 

Nenhum comentário:

Postar um comentário